Porque uma usina de reciclagem de entulhos cobra pelo recebimento?

“Somos frequentemente questionados sobre a cobrança pelo recebimento dos resíduos de construção e demolição. Existe uma grande ilusão que ganhamos duas vezes, pela entrada e venda de agregados”

Por Nelson Siqueira Neto, diretor técnico da RNV RESÍDUOS. Engenheiro Ambiental, Mestre em Energias Renováveis e Sustentabilidade.

Frequentemente somos questionados por geradores de entulhos (Resíduos de Construção e Demolição - RCD) sobre a cobrança pelo recebimento dos resíduos. Existe uma grande ilusão que as usinas faturam duas vezes com o mesmo resíduo. Mas garantimos, isso é só ilusão.

Explicamos os fatos.

A cobrança pelo recebimento do resíduo se deve ao grande trabalho e custos para o tratamento, triagem, preparação e também pela destinação dos resíduos considerados como rejeitos. Acreditamos que seja um senso comum que caçambas de entulhos espalhadas pela cidade são depósitos temporários de todo tipo de resíduo. É fácil encontrar nessas caçambas resíduos como: madeiras, sacarias, resíduos orgânicos, gessos, terras, latinhas, embalagens de alimentos e as vezes até resíduos perigosos.

Infelizmente essa é uma questão cultural brasileira. A recepção desses tipos de resíduos em usinas de reciclagem de RCD gera um grande custo. São necessárias muitas horas de máquinas, grande quantitativo de colaboradores e equipamentos para triar, segregar e preparar os resíduos para serem reciclados. Ainda, existe um custo elevado para transportar e destinar os rejeitos para locais licenciados para recebê-los.

Por isso a necessidade de cobrança pelo recebimento desses resíduos. Soma-se a esse fato, a necessidade de se vender os agreados reciclados por um preço menor do que os agregados naturais. Por questão de mercado e cultura da nossa população, só se aceita o material reciclado se esse tiver um preço menor que o natural. Os preços são normalmente 30% mais baratos, sem nenhum tipo de incentivo governamental ou isenções de impostos.

O caminho de transformar os resíduos recebidos pela usina em areias e britas para serem reutilizados é longo e custoso ($$).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Basic Square

Avenida W7, S/N, Qd. 122 e 123, Lt 1/14

Setor Vale do Sol - Aparecida de Goiânia - Goiás

(62) 99261-6633
(62)  4053-8405
 
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

RNV RESÍDUOS © 2020 - Todos os direitos reservados.